Expectativas de corpo ao sentar pra praticar meditação

Uma das principais dúvidas que surgem nas minhas aulas de ioga pra quem pratica meditação é sobre as pernas não ficarem na posição que deveriam.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como normalmente esse assunto surge como se cada um fosse a única pessoa que tem problemas pra sentar no chão, ou a única pessoa que não tem alongamento suficiente, separei dois trechos de falas do Lama Padma Samten sobre posturas de meditação:

“Por exemplo, a pessoa não consegue sentar em lótus. Nós estamos dentro de uma cultura, por exemplo, na cultura indiana para a pessoa sentar em lótus era muito fácil porque a pessoa sentava sempre no chão. Como os Guaranis, eles gostam de sentar no chão, eles tem uma intimidade com o chão. Agora as pessoas que não tem intimidade com o chão, vão sofrer. As crianças pequenas, todas já sentando no chão, aquilo é muito fácil né, nenhuma novidade. Mas para nós aquilo já é meio complicado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Então quem não conseguir sentar em lótus, pode sentar em meio lótus, se a pessoa não conseguir sentar em meio lótus tudo bem, ela senta numa posição confortável como seja possível no chão. Se a pessoa não conseguir sentar no chão ela senta numa cadeira, num banco, é assim.”

“Várias posições de meditação são possíveis, porque a questão não é a posição, a questão é não se mover. Nós vamos repousar em uma posição para poder deixar a nossa mente livre.”

Isso quer dizer que não é bom fazer ioga e alongar o corpinho? Claroquenão 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s