Meu nome é Geovana Colzani. Me interesso por práticas de corpo que apoiem o florescimento humano. Sou praticante no CEBB Joinville, e professora de Yin Yoga desde 2018.
Por que ofereço Yin Yoga?
Foi uma alegria ter encontrado em 2013 o pole dance, que me colocou no caminho das práticas de corpo e me ajudou muito na época. Alguns anos depois comecei a praticar meditação, e logo cheguei na yoga. O Yin Yoga chegou meio por acaso e me apaixonei assim que comecei a praticar, por ser uma prática introspectiva. Como permanecemos nas posturas por períodos longos, temos tempo de observar o que acontece quando o corpo fica imóvel. Temos espaço para cultivar o relaxamento, nos familiarizarmos com o silêncio, ficarmos presente em cada momento. Abrimos o corpo e acalmamos a mente, uma boa preparação para meditar.
Outra coisa que me atrai muito nessa prática, é a autonomia que cada pessoa tem pra se olhar e tomar as decisões necessárias. Quem vê um grupo praticando, encontra as pessoas em posições que parecem diferentes, porque cada corpo é diferente. No silêncio e no tempo que permanecemos em cada postura somos convidados a notar o que o corpo precisa. Assim, avançamos num ritmo próprio e evitamos nos machucar. Isso me deixa um pouco mais segura para oferecer as aulas em vídeo.
É claro que a preocupação de não se machucar praticando sozinha é válida, por isso aumentamos a atenção e procuramos alguém que nos oriente. Mas o corpo é seu, e esse olhar não deveria ser totalmente terceirizado. Você pode fazer uma experiência simples para levar a atenção ao corpo no cotidiano: da próxima vez que caminhar note seus pés tocando o chão, o movimento circular que os pés fazem no ar, a força das panturrilhas, o movimento dos joelhos, os músculos das coxas se ativando, o movimento do quadril, o ritmo da respiração, o balançar dos braços, a direção do olhar.